Quem sou eu

Carioca, Arquiteta e Professora de História da Arte e Arquitetura. Vamos embarcar no mundo das artes, arquitetura e viagens? Embarque Imediato!

sábado, 4 de outubro de 2014

Begijnhof, O Jardim das Beguinas

    Num primeiro momento, este passeio estava integrado ao post que estou preparando sobre Amsterdam. Acontece que achei tudo tão curioso, que resolvi fazer um exclusivamente sobre o tema. Vamos direto ao Embarque...
  Do ladinho de uma  área bem movimentada no centro de Amsterdam, Begijnensteeg Centrum, podemos passar por um portão e voltar no tempo: o Jardim das Beguinas. Hum? Isso mesmo, o  Begijnhof e tudo indica que a sua origem  é do século XIV.
    Deixa eu explicar desde o início . Beguinas formam uma ordem de mulheres viúvas e solteiras que apesar de não fazerem votos levam uma vida casta e tem como um dos objetivos ajudar os necessitados, em especial pobres e doentes. A atual Bélgica seria o local da origem desta ordem leiga que a partir do século XII começa a se propagar pelos Países Baixos e também pela França e Alemanha. Claro que foram perseguidas por influenciarem a religiosidade e também o pensamento das pessoas, sem contudo compartilhar com todos os dogmas católicos. 
  Aprendi, ainda, que "hof" em holandêé uma espécie de jardim particular, muito comum na Holanda, daí: o Jardim das Beguinas!
  Esse recanto guarda muita história: é aqui que se localiza uma das últimas casas com fachada de madeira original (estima-se que apenas 2 ainda existem, após o grande incêndio que houve na cidade no século XV), sendo esta a mais antiga de Amsterdam (anota aí, a de número 34!). Algumas casas guardam "capelas escondidas", como as de número 29 e 30, tendo sido locais onde as Beguinas professavam a sua religião durante a perseguição católica. Elas conseguiram uma licença especial, mas o local não poderia se parecer com uma Igreja. A própria Igreja Inglesa (Engelse Kerk) já foi católica e após a Reforma, protestante (foi bom ver os efeitos luteranos assim tão de pertinho). Me encantei por este lugar...

Portão de acesso ao Jardim


Conjunto das casas das Beguinas que cercam o Jardim





Uma das capelas 

Igreja Inglesa
    A informação que tive é que a "última" beguina teria falecido em 1971, mas até hoje as mulheres que vivem no Begijnhof guardam práticas dessa tradição, sendo um lugar sacralizado na cidade.
    Essa Amsterdam é surpreendente, não? O risinho no canto da boca quando falamos sobre Amsterdam até desapareceu, neh? Voltamos a ele em outros posts! 
   Gostou dessa história? Então, anote aí: entrada pela Spui, esquina com Kalverstaat e boa reflexão!

2 comentários:

  1. Eu passei por esse portão totalmente por acaso... silêncio, paz, tranquilidade. Incrível, porque no meio de tanto burburinho, comércio, restaurantes...a tranquilidade de um lugar único na cidade.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o lugar é único e só achei porque estava procurando; eu tinha uma noção do local e o que me chamou a atenção foi um entra e sai, aparentemente, de lugar algum :) Antes de ir não vi uma indicação precisa do lugar, agora coloquei aqui no Blog rsrs Abração

    ResponderExcluir